segunda-feira, 25 de maio de 2009

Pensamento de Criança








Ser criança é chorar quando não damos o que querem, é chegar a casa todos sujos de lama.

É o berreiro, as traquinices, as chaves perdidas em casa, porque o menino as escondeu.

Mas no fundo, em cada acto deles sentimos um afecto tão grande.

Não conseguimos ficar zangados, e vamos de mão cheia de carinho para lhes dar.

Não há palavras para descrever uma criança.

Porque todas elas são diferentes.

Mas lá no fundo todas dão nos o mesmo, ALEGRIA.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Meio de Comunicação Indespensável

Para mim o meio de comunicação indespensável é sem duvida a Internet. Hoje em dia tudo anda em torno da Internet, não sei explicar, mas é como um vicio, pelo menos na minha geração notar-se-ia a falta da Internet. Podemos ver um filme, ver as notícias, mandar uns e-mails, falar com alguem que esteja distante, até podemos ver a própria televisão.

No final das contas, são vários meios de comunicação interligados num só. 

terça-feira, 12 de maio de 2009

A Rádio

Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, constituíndo-se, muitas vezes, no único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, económicos ou culturais. "Este status foi alcançado por dois factores congregados: o primeiro, de natureza fisico-psicológica - o facto de ter o Homem a capacidade de captar e reter a mensagem falada e sonora simultaneamente com a execução de outra actividade que não a especificamente receptiva; o outro, de natureza tecnológica - a descoberta do transitor".

Uma das grandes vantagens da rádio sob o jornalismo impresso é que, além de informar, diverte. Além disso vence a distância sem que o repórter necessite sair do próprio local do acontecimento para transmitir notícias e está ao alcance de todos, inclusivé dos iletrados.

Dos restantes meios de comunicação de massas, a rádio é o mais privilegiado devido às suas características intrínsecas. Entre elas podemos destacar a linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo, o imediatismo e a instantaneidade, a sensorialidade, a autonomia e a penetração.

No que se refere à linguagem convém realçar que, na informação radiofónica, ela é simples e caracterizada pela repetição de conceitos de modo a que o ouvinte possa assimilar a ideia que se pretende comunicar. Eliminar o supérfluo para não desvirtuar o significado da mensagem tornou-se um imperativo. Assim, a naturalidade de expressão prevalece em detrimento das palavras confusas e das frases complicadas, isto para que o ouvinte não se sinta forçado a esforços superiores à sua compreensão normal.

Numa emissão informativa todas as mensagens devem estar condicionadas a um ritmo. A harmonia dá-a o locutor que frequentemente utiliza separadores musicais ou ruídos com efeitos equivalentes aos parágrafos. Todo esse mosaico permite uma variedade que corta a monotonia da linguagem e, simultaneamente, retém a atenção do ouvinte. 

Desvantagens da publicidade no rádio

Além dos numerosos benefícios da publicidade no rádio, também é preciso ter em mente algumas desvantagens. Elas podem ser vistas como desafios, cuja maior parte ser superada com um pouco de planejamento e criatividade.

Em segundo plano

Quando ouvimos rádio, em geral, estamos fazendo outra coisa ao mesmo tempo, transformando-o num meio de comunicação de segundo plano. Portanto, os anúncios do rádio têm de ser bem emplogantes para despertar e manter a atenção dos ouvintes.



quinta-feira, 7 de maio de 2009

Matemática: Teorema de Pitágoras


Num triângulo rectângulo cujos catetos medem 3 e 4 metros, a hipotenusa mede 5 metros.V
F
O teorema de Pitágoras aplica-se a qualquer triângulo.V
F

Um triângulo que verifique o teorema de Pitágoras tem dois ângulos agudos.

V
F

Um triângulo cujos lados medem 6, 8 e 10 é rectângulo.

V
F

Num triângulo rectângulo o quadrado da Hipotenusa é igual à soma dos Catetos.

V
F

A televisão

Não é por acaso que foi considerada a caixinha que revolucionou o mundo, nenhum meio de comunicação teve e provavelmente terá a capacidade de movimentar massas, incutir ideias, construir sociedades destruir culturas, formarar e desinformar por lobotomia consensual, mudar a visão que o cidadão tem do mundo, por trazer o Mundo à distância de um click.